Labrador retriever: características e história da raça

O Labrador Retriever possui características únicas: inteligencia, facilidade em aprender, docilidade etc. Para você que deseja adotar ou já adotou um Labrador, separei algumas características da raça para que você saiba entender mais sobre o seu amigão, as suas necessidades e, assim, melhorar o convívio com ele! Confira:

Tamanho

Macho: 29-40 kg
Fêmea: 24-32 kg

Criado para

Caça na água

Tempo mínimo de exercícios

40 minutos por dia

Necessidade de atenção

Média

Nível de energia

Médio

Expectativa de vida

10-12 anos

Pelagem

Curta e densa

Cores

Preta, amarela, chocolate



Características:

Labradores são cães robustos, o corpo é quase “quadrado”, eles possuem um corpo forte e pernas troncudas. A altura máxima de um Labrador macho é de 60 cm, colocando-os em uma categoria de cachorros de tamanhos médios, no entanto, o porte pode dar a eles a impressão de muito maiores do que realmente são.
Eles são facilmente reconhecidos pela cabeça larga, orelhas grandes e caídas e os olhos expressivos.
Duas marcas registradas do Labrador são a espessa mas curta pelagem, que é feita para não reter água e também a sua “cauda de lontra”: espessa, robusta – quase reta e perfeita para o nado.

Labrador retriever amarelo

As patas do Labrador Retriever possuem uma pele mais longa entre os dedos das patas para ajudar na natação. As cores variam de preta, marrom (chocolate) e amarela até quase branca.
O Labrador alcança a altura máxima entre 6 a 12 meses, mas pode continuar crescendo até os 2 anos.

Personalidade:

Em geral, os Labradores são excelentes companhias para famílias, contanto que você não se esqueça que eles necessitam de exercícios e treinamento. Os Labradores são cachorros que trabalham e adoram trabalhar, principalmente na caça.
Eles se dão bem com outros cachorros e crianças, são muito fortes e necessitam de treinamento para que eles não puxem os donos no passeio.
Quando Labradores são se exercitam o suficiente ou ficam muito tempo sozinhos, eles podem adquirir hábitos como morder e destruir objetos ou latir excessivamente.
A ração deve ser porcionada e dada ao longo do dia, não é recomendável oferecer a comida à vontade o dia todo, pois os Labradores possuem tendência a obesidade.

Companhia:

Labrador Retriever é ótimo companheiro e possui o instinto de proteger a família e a casa. Como ele foi criado para “caçar”, “buscar” (retrieve, em inglês), ele precisa sempre de brinquedos para morder, caso contrário, ele passará a destruir objetos da casa.

Leia também: Verdades que tutores de Labradores devem aceitar

História:

No início de 1700, alguns cães na América do Norte (principalmente no Canadá) eram usados por caçadores. Muitos desses “cães da água” eram do tipo Terra-Nova (foto1 ), os menores eram chamados de cão d’água St. John (foto 2). Os Labradores foram criados a partir da mistura das duas raças. Em 1800, quando lordes ingleses, em visita a Terra Nova, no Canadá, viram este cão que ajudava na caça de patos na água, resolveram levar vários desses cães para a Inglaterra, chamando-os de “cães Labrador”.

Cães Terra-Nova: deram origem ao Labrador retriever

Cão d’água St. John: antecessor do Labrador

Como uma evidencia em seu nome, os Labradores retrievers foram criados e selecionados pela excelente habilidade de busca da caça, principalmente, na água. Eles trabalhavam como parceiros dos caçadores de patos em todos os tipos de água e condições. A inteligência deles e desejo por trabalho fizeram com que o Labrador tivesse outros tipos de trabalhos até ter o status atual de pet.
Hoje, os Labradores continuam se destacando como cães de serviço e guia, para trabalhos militares, em forças-tarefas de incêndios, busca e resgates.

Labrador Murray trabalha no exercito australiano

Por todas essas boas características, o Labrador é uma das raças mais populares nas Américas e continuará sendo por muito tempo! Não se esqueça que Labradores são cães ativos e que adoram água, por isso, é preciso sempre respeitar a natureza deles!

Gostou das informações? Possui um Labrador em casa? Escreva para mim nos comentários 🙂

Fontes:
www.hillspet.com
www.adelaidenow.com.au

Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *