Intoxicação por palitinhos de ossos – Cuidado!

Quando minha labrador tinha 4 meses, eu comecei a introduzir alguns petiscos na alimentação dela, pois como é sabido, os labradores são esfomeados e muito ansiosos quando filhotes (e adultos também).

No petshop me ofereceram os famosos palitinhos de ossos, aqueles branquinhos, durinhos. Achei inofensivo e ela adorava. Um certo dia, enquanto eu trabalhava em casa, ela acabou comendo mais do que o recomendado, talvez uns 5 ou 6 palitinhos.

Depois de umas 2 horas, ela vomitou todos os palitinhos, percebi pela cor, pois ela só come ração e o vômito estava branco. Esperei algumas horas, mas os vômitos só aumentavam. Pela noite, ela já estava bem debilitada e não conseguia comer nem beber nada, liguei para o veterinário dela e ele sugeriu dar algumas gotas de Plasil. O vômito cessou, mas no dia seguinte voltou e ela ainda não conseguia comer.

Levei ao veterinário e ele a medicou com um remédio intravenoso e omeprazol canino. Ela melhorou quase que instantaneamente, não vomitou, mas não comia muito, ofereci mel, sugerido pelo veterinário e água de coco, que ela adora, mas só tomou um pouco.

À noitinha, ela voltou a vomitar um líquido amarelado, pois não havia muita coisa no estômago, liguei para o veterinário e disse que não achava que ela estava melhorando, mas ele me pediu para aguardar. Com o passar das horas, ela começou a piorar, vomitou mais vezes e no vômito havia uns pontinhos vermelhos, deduzi que era sangue, depois deitou e não conseguia mais levantar. Foi quando fiquei (mais) desesperada e a levamos ao veterinário, ele decidiu interná-la e ficou por lá por 2 dias.

O veterinário disse que eu poderia continuar dando os palitinhos, mas 1 por semana. Mas este episódio foi tão traumatizante que ainda tenho um pacote inteiro dele, mas não dou a ela por nada. Desde então, tenho evitado dar petiscos industrializados, optando por ossos naturais ou carnes desidratadas.

Depois que pesquisei sobre esses “ossinhos”, li muitos outros relatos sobre intoxicação de cães com os palitinhos e ossos de couro. Não sei a veracidade sobre o processo de fabricação que está na internet, mas li que o osso é tratado com soda para ficar branco, no entanto, sei, por experiência própria, o quanto estes palitinhos foram prejudiciais a minha cachorra, que é de grande porte e está acostumada a comer tudo!

Hoje ela está ótima, raramente ela vomita algo, mas o veterinário disse que é normal, pois ela fuça muitas coisas na rua, mas eu fico muito ligada para que isso não ocorra mais.

 

Comentários do Facebook

Os comentários estão fechados.