Bolinha no cotovelo do Labrador. O que é? Como tratar?

Você percebeu bolinhas no cotovelo do Labrador? Está com dúvidas sobre o que são e como tratar? Vem que te conto tudo 😊

Aquelas bolinhas que aparecem no cotovelo do Labrador nada mais são que calos! Isso mesmo, calos de apoio. Isso acontece por causa do atrito repetitivo dos cotovelos com o chão. Independente do tipo do chão, esses calos aparecem após os primeiros anos e tem de piorar com o passar do tempo.

Piorar não significa que os calos irão evoluir para algo pior, mas sim que a pele ficará mais grossa e os pelos da região não nascerão mais. Os calos de apoio também podem aparecem em outros locais. Na minha Labrador, existem calinhos também nas “panturrilhas” dela.

Como tratar os calos de apoio?

Perguntei ao veterinário da minha Labrador sobre os possíveis tratamentos, ele me informou que os calos são inofensivos, não há necessidade de tratamento a não ser pelo aspecto estético. Mesmo assim, ele me indicou cremes veterinários específicos para os calos, ou mesmo cremes humanos que não sejam tóxicos. Ao aplicar e hidratar a pele, os calos no cotovelo do Labrador podem ser amenizados, porém, se o atrito continuar, os calos nunca vão desaparecer totalmente.

O meu caso

Bom, acho que como já é de costume, os meus casos sempre são mais complexos hehehe. Minha Labrador também possui calos de apoio e estava tudo ok. Porém, na minha garagem existe um caminho para as rodas do carro que são de uma borracha bem áspera e, se você tem um Labrador sabe onde ela escolhe para descansar com os cotovelos 😑 Sim, exatamente no local mais áspero da casa. Então, o cotovelo, que já era um local sem muito pelos, começou a sangrar.

Leia também: Meu Labrador destrói tudo. O que fazer?

Havia também uma bolinha de pele, que não crescia mais, mas era tipo uma verruga e ela também sangrava por causa do atrito. Como estávamos fazendo o tratamento da dermatite, a veterinária sugeriu retirar e fazer uma biopsia, quando ela mencionou que era um tumor quase caí para trás 😳.

Aqui, a únicas fotos da bolinha que consegui encontrar.

Fizemos a biopsia e deu tudo certo 😀 Era só pele mesmo.

Porém, após a remoção desta bolinha, os cotovelos continuavam sangrando e o lugar da remoção da bolinha não cicatrizava.

Então tive de intensificar o tratamento 😅

Tratamento

Vou apresentar a vocês o meu kit para o tratamento do calo de apoio 😅

Óleo de coco: para hidratar os cotovelos. Como não é tóxico, não há problema se o cão lamber, porém não deixe lamber para que não retire todo o óleo dos cotovelo do Labrador. Uso 1x ao dia.
Capa de proteção: Numa pesquisa rápida na internet, achei este protetor de cotovelos na loja Petz. Paguei R$95 e escolhi o número 07. Você pode ver o produto aqui. Existe outro modelo, mas achei este mais resistente.

Agora ela pode ficar no lugarzinho que ela mais gosta e protegida 💛

Faz cerca de 3 semanas que estou passando óleo de coco nos cotovelos e usando a “roupinha” protetora. Vejam como o calo está:


Bem mais macio e hidratado e sem sangramentos 😊

É isso, espero que vocês tenham gostado das dicas. Tem alguma dica para dividir com a gente? Envie pelos comentários!

🛒🐶 QUER GANHAR 15% OFF NA PETLOVE? USE MEU CUPOM @CRIANDOLAB
Comentários do Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *