Labrador com alergias. O que fazer?

Labrador com alergias em casa?

Confira minha saga para diminuir as coceiras da minha Labrador que sofre com dermatites.

Minha Labrador é a campeã em alergias. Pesquisando um pouco, descobri que os Labradores estão entre as 8 raças que mais possuem problemas de pele. Se você ainda tem dúvidas de qual tipo de alergia o seu cão tem, leia esse artigo que fiz sobre os 4 sinais da alergia alimentar em Labradores.

Confira o que tenho feito para aliviar os sintomas:

UPDATE – SET 2018: Minha Labrador iniciou um tratamento com uma veterinária especialista em dermatologia. Fiz um diário do tratamento. Leia AQUI!

Alimentação

Já testei muitas, muitas marcas de ração. Durante um tempo, testei a Alimentação Natural, mas nada adiantou. Descobri a ração vegetariana da Veg Pet, resolveu a otite, a diarreia, mas não as coceiras nas patas, mas, infelizmente, minha Labrador teve outros problemas alimentares – que explicarei num post específico.
Hoje uso a ração Frost Fish and Rice (sem grãos transgênicos): resolveu a otite, a diarreia e ela se adaptou melhor, as coceiras nas patas e no bumbum diminuíram, ainda não cessaram.

Ração Frost para cães sensíveis – Natural Fish and Rice

Descoberta: Quando fazia alimentação natural, descobri que minha Labrador é alérgica a algumas proteínas, a de frango principalmente, por isso, evito dar petiscos, biscoitos e qualquer outro tipo alimento industrializado, pois 99,9% possui gordura de frango. Quando quero dar um petisco, dou frutas como maçã e banana.

Update (abril 2018) > Troquei a ração da minha Labrador pela Premier Dermacare, também não contém transgênicos (que normalmente são alergênicos a Labradores). Possui pacote grande de 12kg, porém é feito para cães de pequeno/médio porte.

Confira os detalhes da ração aqui.

 

Corpo

As coceiras são as principais características de um Labrador com alergias. O que uma veterinária me sugeriu foi evitar produtos de limpeza no chão (não percebi nenhuma diferença nas coceiras, mas continuei usando só água – às vezes uso vinagre na limpeza).

Patas

Todo dia, após o passeio, lavo as patas com o Shampoo Sanadog (Peróxido de benzoíla), só uso nas patas e deixo agir por uns minutinhos depois enxáguo normalmente.

Shampoo Sanadog – Mundo Animal

Pele

Peço para manipular um shampoo hipoalergênico em uma farmácia de manipulação (R$42 – 300ml).
Clique aqui para ver a fórmula.

Orelhas

Limpo uma vez na semana com um “cotonetão” improvisado com um palito daqueles de unha com um pouquinho de álcool no algodão. Em seguida, dou 2 espirradas com esse spray (indicado pelo veterinário).

Spray Cortavance

Pulgas e Carrapatos

Minha Labrador também tem alergia à picada. Tanto de pulga, quanto de carrapato, formam-se casquinhas e o local fica bem vermelhinho.  A melhor opção que encontrei foi ministrar o Bravecto para não haver picadas.

*Por 2 vezes, minha Labrador foi picada por abelhas, neste caso, leve seu cão imediatamente para o veterinário dele 😉

É isso que tenho feito, melhorou bastante, espero que ajude o seu Labrador também 😉



Quer ganhar 15% DE DESCONTO na sua primeira compra na Pet Love? Digite o código @CRIANDOLAB no final da sua compra e garanta seu desconto 💵! Acesse www.petlove.com.br 🤩
Comentários do Facebook

6 Comentários

  1. Suzana diz:

    Obrigada por compartilhar sua experiência. Me identifiquei com muito do que você faz. Tenho dois goldens alérgicos e também já penei. Diz por favor, ao lavar as patas na volta do passeio você seca como? A ração dermacare deu bom resultado? Sua lab não engasgava com grãos tão pequenos? Na fórmula do shampoo, para completar os100% é usado shampoo base? Também fiz alimentação natural e não vi resultado é descobri uma mega alergia a frango! Obg bjs

    • criando labrador diz:

      Oi, Su, tudo bom? Minha Lab tem 4 anos, ela hoje é bem menos acelerada, então come bem mais devagar, daí não engasga com os grãos.
      E sim, o frango é o grande vilão de todos! Ela tem se adaptado bem com o Premier Dermacare (estamos com essa há uns 4, 5 meses), ela também se deu bem com a Farmina Vet Life Hypoallergenic, mas o Premier sai mais em conta. Ambos possuem um pouco de gordura de frango, mas a proteína principal é a de peixe. Sobre as patas, a gente seca com uma toalha mesmo, e seca rapidinho, atualmente estamos lavando com o sabonete Matacura – o amarelinho, bactericida. Sobre o Shampoo, não estou formulando mais, porque agora estou encontrando vários de shampoos hipoalergênicos, neutros, sem cheiro, daí estamos usando um chamado Sanol. Tá dando certo. Sabe, é uma troca constante quando vemos que não está mais dando resultados. Agora estamos tentando melhorar o sistema imunológico dela, damos 1 ovo cru (cozido ela vomita) pra ela todo dia, coco fruta ou banana ou outra fruta e um pedaço de alho no meio da ração com um fio de azeite (muito azeite solta o intestino dela). A orelha melhorou, então parei com o spray. Tem melhorado, viu. Ela não tem reação com esses alimentos. Qualquer coisa, add no nossa fan page e vamos nos falando. Beijos e boa sorte pra vocês 😘

      • Bruna Anunciação Dantas diz:

        Meninas, é isso mesmo, descobri uma MEGA alergia a frango com a AN, e mesmo sem frango, não resolveu muito, só um pouco!

  2. Bruna diz:

    Sua Labrador tem quantos anos? O meu tem 2 e ele tem tuuuuudo que a sua tem, super me identifiquei na sua história. Tenho uma duvida: Podemos dá essa ração Premier Dermacare para raças pequenas a eles?

  3. Márcia Diaz diz:

    Olá.. eu tenho um Labrador e ele se coça muito… a vet já passou vários antibiótico, mais nada resolveu. já fizemos raspagem deu negativo para bactérias, fungos, sarna. ele ainda é filhote tem apenas 6 meses.. damos a ração royal canin labrador retriever junior pra ele… sai uma bolinha vermelhas e ele se coça por causa delas… e aonde tem dele ele gica com falhas…

    • criando labrador diz:

      Olá, Márcia, como vai?
      Minha Labrador também começou com as coceiras, a veterinária que está nos atendendo é uma veterinária especialista em dermatologia, sugiro que procure um na sua cidade, pois só conseguimos melhorar a alergia dela com um tratamento específico para alergia alimentar (demorou 4 anos para encontrarmos o profissional certo). E a alergia alimentar não é detectado em exames de raspagens.
      O que melhorou foi o processo de desintoxicação. Um dos alimentos mais alergênicos em cães é o frango e TODAS as rações que já procurei nesse país contém frango. A veterinária indicou a ração hipoalergênica da Equilíbrio. Foi a única que ela comeu e parou com as coceiras. Fizemos um teste só com essa ração, mais nenhum outro alimento por 60 dias. E já percebemos que a coceira diminuiu bastante, após isso, a cada semana introduzimos uma proteína para saber de qual ela era alérgica (se quiser, confira no diário de tratamento que fiz AQUI). Se der frango ou boi, como foi o nosso caso, seu cão só poderá comer a hipoalergênica. Normalmente a carne de boi e de frango são as piores. Junto disso iniciamos um tratamento para bactérias que se desenvolvem muito rápido em cães alérgicos, a veterinária nos passou cremes manipulados para reduzir as bactérias e a coceira. Isso tudo ajudou bastante. Hoje minha cachorra está 100%, começamos este tratamento em outubro de 2018 e vai ser para a vida toda. Ah! Não se esqueça que picadas de pulga e carrapatos também causam reações alérgicas. Espero que tudo melhore para ele, dê notícias e não deixe de procurar um veterinário especialista em pele. Você vai ver como tudo vai melhorar 🙂
      Beijos e boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *