Labradores ajudam no combate à Covid-19

Que os Labradores são fofos, ativos e ótima companhia para famílias com crianças, todo mundo já sabe, no entanto, por conta da evolução da raça, eles são cães muito solicitados em situações de resgate, atuando na busca por pessoas, bombas etc. Um caso muito emocionante foi do Labrador Barney, que trabalhou nas buscas no desastre em Brumadinho.

Hoje, o mundo tem enfrentado a mesma batalha: a pandemia da Covid-19. Já vimos aqui como os Labradores também têm auxiliado na saúde mental de médicos, levando conforto emocional aos profissionais que atuam na linha de frente durante a pandemia.

Wynn, um Labrador Retriever treinado pela doutora Susan Ryan para oferecer suporte emocional aos médicos em meio à crise do Covid-19. Imagem Instagram @docplusdog

Clique aqui para rever essa história.

O que não poderíamos imaginar (ou poderíamos?) é que os Labradores agora foram convocados a ajudar ativamente no combate a pandemia dentro dos laboratórios!

Por causa do seu faro poderoso, os cães estão sendo treinados em vários laboratórios de todo mundo. Um dos testes está sendo realizado na Universidade da Pensilvânia, onde os pesquisadores estão tentando determinar se eles conseguem farejar um odor associado com o vírus que causa a doença Covid-19. Se tudo correr como o esperado, os Labradores podem ser usados como farejadores de pessoas infectadas em ambientes públicos como aeroportos, hospitais etc.

Poncho, um Labrador amarelo, está aprendendo a detectar o odor do coronavírus como parte do estudo da Universidade da Pensilvânia. (Pat Nolan for Penn Vet), por The Washignton Post

Já é sabido que os Labradores conseguem farejar pequenas partículas de drogas, identificar malária, câncer e outras doenças. De acordo com as pesquisas, cada doença produz cheiros específicos, porém ainda não se sabe se o odor é do próprio vírus, ou o cheiro é do corpo como resposta ao vírus, ou ainda uma combinação das duas situações. De qualquer maneira, os cães conseguem sentir essa mudança, imperceptível para nós, nas amostras.

Os cães se tornam uma nova ferramenta de diagnóstico, mais rápido e barato que os exames laboratoriais. Em breve, poderemos ter boas notícias com as pesquisas. Efetivamente, é uma nova arma no combate à Covid-19 e outras pandemias que podem surgir. Por essas e outras, seria muito exagero dizer que os Labradores são nossos anjos da guarda? 😇 O que vocês acham?

Fonte: The Washington Post
BBC

Comentários do Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *