Labrador pedindo por comida? Evite esse comportamento

Você vive com seu Labrador pedindo por comida? Baba enquanto você come ou late por um pedaço da sua janta? Bem… isso não é incomum, nem exclusividade dos Labradores, todos os cães gostam de um petisco.

Sabemos que Labradores são cães amáveis e inteligentes, porém a sua vontade incessante de comer é algo que intrigou até ciência 😅 e o motivo por que Labradores são mais propensos à obesidade já foi explicada aqui no blog.

Por que meu Labrador tem esse comportamento?

Bem, sinto lhe informar, se seu cão tem esse comportamento desagradável, isso foi culpa sua. Exatamente porque cães aprendem por recompensa, se ele pede, mas não ganha, consequentemente, não pedirá mais; porém se ele pede e recebe a recompensa (comida), isso reforça esse comportamento. Parece simples, não é? Mas no dia a dia, aquela carinha de piedade derrete nosso coração.

Porém, existem algumas complicações ao oferecer a comida humana aos cães:

#1 – Nossa alimentação é diferente, alguns alimentos fazem mal aos pets (se quer saber alguns alimentos proibidos para cães, clique aqui);
#2 – Esse comportamento é desagradável e passa a ser irritante, principalmente se seu cão fica latindo, ou chorando e/ou quando você recebe uma visita;
#3 – Isso pode gerar aumento de peso, já que geralmente os Labradores são muito famintos e vão pedir sem parar, até a sua última mordida.

Como evitar seu Labrador pedindo por comida?

Se seu cão ainda não tem esse comportamento, parabéns! Continue evitando oferecer comidas durante as suas refeições. Se deseja oferecer petiscos a ele, faça isso quando você não estiver comendo e ofereça colocando a comidinha no seu comedouro.

Como reverter esse comportamento?

Consertar um comportamento errado, geralmente, é mais trabalhoso que evitá-lo, porém, quando lidamos com Labradores pedindo por comida ou outro mau comportamento, isso é menos difícil, já que por causa da sua inteligência, os Labradores aprendem muito rápido e será assim com esse desafio também!

Você vai precisar de empenho e força de vontade. Como você já leu, cães aprendem por associação e recompensa. Quando ele te vê comendo, ele pede e você dá. Isso cria um círculo de hábito e recompensa. O pensamento de cães é mais simples e objetivo, se ele fez e recebeu, continuará fazendo pois sempre receberá. Quando você dá em um dia e no outro não, quem está quebrando a rotina é você e ele fica sem entender o por quê.

Mas você terá de quebrar esse círculo em algum momento, certo? Por isso você está lendo este post. Vamos aos passos em ordem:

#1 – Comece não oferecendo mais nada ao seu cão, seja firme, pense que será para um bem maior;
#2 – Se seu cão ficar pedindo sem parar, prepare brinquedos com petiscos (ou com a ração do dia) e ofereça durante o seu almoço/jantar. Eu já dei algumas dicas como essa aqui.
#3 – Quando você quiser dar algum alimento (que seja permitido aos cães), termine de comer e depois de um tempo, coloque a comidinha no comedouro dele.

✋ Evite:

Não fazer os passos acima e trancá-lo em outro cômodo, isso não estará ensinando-o um novo hábito.
Gritar (ou bater), ele não entenderá o motivo (por razões óbvias)… lembre-se que quem está sendo incoerente com a rotina é você.
Desistir nos primeiros dias. Esse comportamento foi criado por dias e anos, levará algum tempo para consertá-lo e isso é normal.

Pronto! Agora você está inteiramente capacitado para ensinar seu Labrador um novo comportamento. Quando ele aprender, será muito recompensador. Eu garanto 😉
Se você tentou ou vai tentar, escreva nos comentários a sua experiência, vou adorar saber 😍

Comentários do Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *