Tudo que é preciso saber antes de adotar um Labrador

Tem o sonho de adotar um Labrador, ou já está com um filhotinho em casa? Vamos explicar tudo o que precisa saber sobre Labradores 🙂

Muitas informações daqui foram retiradas do site oficial do American Kennel Club, uma das principais associações sobre raças de cães do mundo, mas também, algumas considerações pessoais sobre ter um Labrador e as características individuais de cada cão.

Então, antes de adotar um cão, independentemente da raça, é preciso pesquisar sobre as necessidades e o cuidado exigido por cada cão. É difícil prever como o seu animalzinho será, mas com as informações corretas, você estará melhor preparado para as mudanças e as exigências que todo animal requer.

Primeiramente, é preciso saber sobre as suas necessidades básicas. Importante lembrar: se você estiver em dúvidas sobre a sua capacidade em conseguir manter seu Labrador (ou outro pet) em um ambiente saudável, repense e considere esperar pelo momento mais propício para você e o cão.


Confira as principais características do Labrador



O Labrador Retriever se adapta muito bem com alimentos de alta qualidade (rações super premium). É comum na raça a tendência a obesidade, por isso, é necessário alimentação adequada ao seu nível de atividade e idade. São cães muito ativos, por isso, água fresca deve estar sempre disponível. Labrador Retriever é uma das raças mais acometidas pela dermatite atópica, ao se diagnosticar a condição, alimentação medicamentosa (hipoalergênica) e medicação devem ser administradas por toda a vida do animal.

Labrador é um cão que tem muita energia. Dessa forma, exercícios diários são imprescindíveis. Se isso não ocorrer, alguns comportamentos ligados a hiperatividade e destruição podem ocorrer. Os retrievers amam atividades aquáticas e ao ar livre. O sedentarismo em Labradores geralmente causam a obesidade, fator responsável pela diminuição da expectativa de vida dos cães.

Dado o seu alto nível de energia, é muito recomendável que os labradores sejam treinados e socializados bem cedo. Exponha seu filhote aos poucos em contato com pessoas, locais, outros cães e diferentes situações entre 7 semanas e 4 meses. Este é o período ideal para iniciar um treinamento de obediência, ajudando, assim, a desenvolver um comportamento ideal na fase adulta.

Em geral, Labradores são cães muito saudáveis, porém algumas condições são mais propensas na raça, como a displasia coxofemoral, doenças cardíacas e nos olhos.

O Labrador possui uma dupla camada de pelos grossos que repelem a água. Banhos ocasionais são necessários para mantê-los limpos. É importante que a pelagem seja escovada frequentemente. Alguns Labradores podem desenvolver alergias atópicas causadas por alimentação, ou agentes externos como ácaros, parasitas etc.

É fácil manter um Labrador?

A resposta para esta pergunta é “depende”! Em outras palavras: existem muitas maneiras de se criar um cão. Se você viaja muito e possui pouco tempo livre em seu dia a dia, recomendo fortemente que você escolha outra raça. Labradores são cães extremamente carentes e ansiosos, exigem atenção diária e disciplina também.

Se você não pode levá-lo para passear todos os dias, ele ficará muito entediado. A menos que você more em uma grande casa, com outros cães e um grande quintal com grama, piscina e tudo que seu Labrador ama! Assim, é mais fácil manter um Labrador. Por isso, digo que dependerá muito da sua rotina, sua disposição e sua moradia.

É barato ter um Labrador?

No momento digo que não rs… Mas esse é o meu caso. Minha cachorra é alérgica e exige alimentação e medicamentos especiais, e isso pode acontecer com qualquer cão, principalmente Labradores, você não sabe a condição de um cão até que ele cresça. Quando ocorre algo assim, é preciso cuidar dele, independentemente dos custos, por isso pense bem antes de adotar um Labrador.

Moro em apartamento. Posso ter um Labrador?

Essa é uma pergunta que é muito complexa, por isso, fiz um post só sobre o assunto, pois já passei por esta experiência. Se quiser ver a minha opinião, é só clicar AQUI!

É preciso adestrar um Labrador?

Cães de médio e grande porte, como são os Labradores, possuem muita energia e exigem dedicação extra, isso porque quando a energia dele não é gasta, alguns comportamentos destrutivos acontecem. Saiba mais aqui. No meu caso, optei pela ajuda de um profissional, porém, tardiamente.

Achei que poderia lidar com a ansiedade da minha cachorra nos passeios, entretanto, o comportamento de puxar e “enlouquecer” quando via um cachorro pela rua nunca mudou, ao contrário, piorou, pois ela ficou maior e mais forte. Se eu soubesse disso antes, teria adestrado ela desde filhote – que é a recomendação para Labradores.

Resumindo, se você deseja ter um Labrador de novela, adestre com um profissional. Acredite, isso vai evitar muita dor de cabeça e estresses futuros.

Após adotar um Labrador. O que fazer?

O Labrador já chegou em sua casa? Vamos aos primeiros passos:

1. Assegure-se que ele tenha um lugar seguro, com água fresca e alimentação adequada (filhotes exigem alimentação especial, geralmente 4x por dia);
2. Imediatamente, leve-o para uma consulta no veterinário e siga as instruções do profissional;
3. Escolha um local para ele comer e outro para fazer as necessidades, devem ser locais bem separados (cães não comem onde fazem xixi ou cocô);
4. O local para dormir deve ser fresco e ventilado (Labradores sentem mais calor que nós – mas não deixe ele no frio);
5. Certifique-se que não há fios elétricos, pequenos objetos, comida, lixeira perto do filhote (pois certamente ele irá mastigar);
6. Assim que ele chegar, ensine alguns comandos como “não” e onde fazer as necessidades. Veja mais aqui.
7. Provavelmente, seu filhote irá chorar nas primeiras semanas. Você tem duas opções, não ligar, ou, levar ele para dormir com você (minha escolha 😅). Não grite ou brigue com ele. Ele estava acostumado a dormir com sua mãe e seus irmãos.
8. Dê muito amor e brinque muito com ele. Compre e espalhe brinquedos adequados a idade dele. Isso amenizará a destruição. Saiba mais aqui.
9. Prepare-se para ter os melhores dias da sua vida 🐶❤️

Concluindo, essas são as minhas recomendações para a sua adaptação ao adotar um Labrador! Compartilhe a sua experiência com a gente. Conte como foi e está sendo ter um cãozinho em casa 😉

Fonte: American Kennel Clube



Você sabia que pode comprar brinquedos, acessórios, comidinhas e medicações para seu Labrador com 15% de desconto na Pet Love? Insira o cupom de desconto @CRIANDOLAB e boas compras 🙂
Comentários do Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *