Meu Labrador come muito rápido. O que fazer?

Os Labradores são cães muito intensos. Essa é uma das grandes características desses nossos companheiros. Essa intensidade gera ansiedade e isso, aliado ao instinto de sobrevivência dos animais, gera um comportamento muito ruim para eles, que é comer excessivamente rápido.

Com minha Labrador não foi diferente, assim que a adotamos e oferecemos a ração, ela nem mastigava e só engolia! Era bem comum ela regurgitar logo em seguida e os grãozinhos de ração ainda estarem inteiros. Questionei sobre isso ao meu veterinário, ele me disse que ela não estava passando mal, pois aquilo não era “vômito”, era “regurgitação”, visto que o alimento ainda estava inteiro.

Leia também: Meu Labrador destrói tudo. O que fazer?

Aí começou nosso “treinamento” para fazer com que ela começasse a comer mais devagar. Vou listar aquilo que deu certo com a gente!

  • Colocar a ração dentro de uma garrafa pet. Insira a quantidade daquela refeição numa garrafa pet com uns furinhos no corpo da garrafa. Eu os fazia com um estilete, na verdade, ficavam uns triângulos 😄, o cão vai brincando e os grãozinhos de ração vão caindo aos poucos. Isso diminuiu a ansiedade e também faz com que o cachorro simule uma “caçada”.
  • Esconder as rações pela casa. Junte montinhos de ração pela casa enquanto o cão está no lado de fora ou preso em um cômodo, assim que toda ração estiver escondida nos cantinhos, solte-o e grite “caçada!”, não será necessário mais de um dia para que ele entenda a brincadeira. Minha cachorra já vai para fora quando digo “vamos caçar?” 😂
  • Ensinar o cachorro a esperar seu comando. Isso é um pouco mais trabalhoso, mas será importante para você ter o domínio sobre o cachorro ao longo dos anos. Colocar a ração no pote e deixá-lo comer só no seu comando pode parecer um pouco torturante, mas a recompensa para vocês dois será muito boa. Minha cachorra tentava comer da minha mão e, às vezes, espalhava ração pelo chão. Nos vídeos abaixo mostro como era meu “treinamento” e dou o comando para ela comer até hoje. Não se assuste com a baba que se formar, principalmente se ração for muito boa! Labradores são babões por natureza! 😝
  • Comedouro. Outra alternativa é comprar aqueles pratos que possuem uns gomos (como se fossem uma caixa de ovos), o cão realmente demora a comer e começa a mastigar a ração.

Assista aos vídeos:

Tirando o treinamento e o pratos, eu mantenho as brincadeiras até hoje, com 3 anos ela já não come tão rápido, a menos que seja um pedaço de carne, mas são brincadeiras que ela adora e que a desestressam. Todas essas dicas são fáceis, mas exigem um pouco de tempo, mas valerá muito a pena, pois comer rápido causa uma série de problemas para o animal, desde regurgitação, até a expansão do estômago por causa do ar, fazendo com que o alimento não chegue ao intestino, ocasionando até a morte.

Se você tem mais alguma dúvida, ou sugestão, compartilhe conosco! 😉

Comentários do Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *