Meu Labrador destrói tudo. O que fazer?

Meu Labrador destrói móveis, roupas e tudo o que vê pela frente, o que fazer para acabar com essa mania?

Que os Labradores são ativos e extremamente arteiros não é novidade para ninguém, mas se o seu Lab está passando do ponto, destruindo seus calçados, roupas ou até mesmo automóveis, é hora de mudar algumas coisas em sua casa.

Minha Labrador sempre foi muito sapeca, aos 4, 5 meses, ela entrou numa fixação por madeira, tudo que era de madeira, ela destruía, passei a guardar as coisas que dava, pois ela passava muito tempo sozinha e não podia ficar cuidando toda hora dela e, na verdade, era esse o problema: ela ficava muito tempo sozinha. Os Labradores são cães cheios de energia e carentes, quando você sai de casa, isso pode ser muito angustiante para ele, para aliviar essa tensão, o Labrador destrói algumas coisas, às vezes, as suas coisas que têm seu cheiro.

O que fazer quando seu Labrador destrói algo?

Depois que seu Labrador destruiu algo, o estrago já está feito. Será inútil dar uma bronca retroativa, ele pode entender que está sendo repreendido, mas não terá ideia pelo quê. Se você pegá-lo no flagra, aí sim, você pode falar para ele parar. Falo um NÃO bem alto para ela entender. NUNCA bata em seu cão!

O que fazer para evitar a destruição?

Enche-lo de brinquedos e atividades! Basicamente é isso, o Labrador gosta muito de ter uma função, então quando você dá uma “tarefa” a ele, ele vai focar nisso. Fazer buraquinhos numa garrafa pet e encher de ração foi uma das minhas principais armas contra as bagunças dela. Outra boa dica é encher a casa de brinquedos, de todos os tipos, é impressionante como alguns brinquedos são calmantes para ela, o que ela mais gosta são aqueles frangos de borracha e bolinhas. Brinquedos com cordas também são ótimos.

Leia também:
Seu Labrador fazendo xixi e cocô no lugar certo em 3 passos
Labrador em apartamento, é possível?

Depois dos 2 anos, ela não destruiu mais nada (só sacolas), roupas. Os sapatos ficam sempre perto dela, mas ela não come, apenas pega hehehe, pois a grande diversão dela é pega-pega com alguma coisa nossa na boca – eu não resisto e sempre corro atrás 😀

Agora ela está com 3 anos e o que continuo fazendo é uma “caça” pela ração – isso porque na natureza, eles teriam de ir atrás da própria comida, então, separo a ração dela em vários cantinhos da casa (cada hora em um canto) enquanto ela está lá fora, depois abro a porta e grito “caçar!”, ela sai louca, focada e fazendo barulhos com o nariz, nada a atrapalha nessa hora!

Passear todos os dias também ajuda muito a controlar a ansiedade do seu Lab.

Como minha Labrador não possui contato diário com outros cães, ela não possui outras distrações a não ser a gente. É isso que deve-se levar em consideração, o momento em que estão juntos, brinque, corra com ele.

Outra coisa que faço é sempre na hora de sair de casa, deixo sempre uma caixinha vazia de alimento (filtro de café, gelatina, qualquer coisa) e coloco a ração dela lá dentro. Ela adora, fica distraída e não percebe que eu saio, ou se percebe não se sente tão mal, pois há uma “recompensa” em ficar sozinha.

Lembre-se: só faça isso se seu cão não come o papel da embalagem, minha cachorra destrói a caixinha e só come a ração. Existem alguns brinquedos que você coloca a ração dentro e o cachorro vai rolando ou jogando que a ração cai. Eu já tentei, mas minha cachorra come muito rápido, então prefiro a caixinha, pois eu a fecho bem com fita crepe hehehe aumentando o nível de dificuldade 😉

É isso, separei umas imagens dos brinquedos que ela mais gosta…e não fique bravo(a) se seu Labrador destruir o brinquedo! Os brinquedos sim são feitos para serem destruídos, assim, só dê brinquedos específicos para cães, atóxicos e que não possuem peças que possam ser engolidas.

Gostou das dicas? Escreva para mim suas dúvidas, o que funcionou para você ou dicas 😉


Você sabia que pode comprar brinquedos, acessórios, comidinhas e medicações para seu Labrador com 15% de desconto na Pet Love? Insira o cupom de desconto @CRIANDOLAB e boas compras 🙂
Comentários do Facebook

8 Comentários

  1. MariMaria diz:

    Obrigado.Eu amo seu post obrigado.

  2. nathalya diz:

    Ola, nosso labrador na época de frio tentamos sempre por roupinha nele, um cobertor , mas ele sempre dá um jeito de rasgar tudo, o que você nos aconselha, temos dó mais ele destrói tudo que é pano , obrigada

    • criando labrador diz:

      Oii, Nathalya, tudo bom?
      Quantos anos seu lab tem? Essa destuição muda com o passar do tempo, minha Lab hoje tem 4 anos e não destrói mais nada (só sacolas rs).
      Se ele dorme dentro de casa provavelmente ele não sente o mesmo frio que a gente. Labradores são cães acostumados com frio. Se colocar uma roupa é capaz dele sentir calor!
      O que você pode fazer é comprar um colchonete para ele dormir, pois não é muito cheio de enchimento. Também dê alguns brinquedos (pelúcias para cães, ossos de nylon etc.) para ele destruir, pois para isso que eles são feitos mesmo…
      Espero ter ajudado 😘😘😘

  3. Noemi diz:

    Saudade de qdo. minha Dhara rasgava td. Destruía o q via pela frente. Hj ela tem 6 anos e um histórico enorme de problemas e saúde q não consigo resolver. Luto há 5 anos . Remédios, remedios e remédios e vários médicas. Problema de pele gravíssimo q não consigo dar conta. Me sinto incopetente. Chorando muito aqui. Noemi S.p

    • criando labrador diz:

      Olá, Noemi, que pena ler seu relato, qual o problema da sua Labrador?
      Espero que tudo fique melhor.
      Beijos para vocês.

  4. Tata diz:

    Olá,preciso de ajuda!Não sei mais o q fazer,tenho um casal de labradores e eles comem as roupas do varal,calcinhas,meias engolem tudo!Já não sei mais o q fazer,eles já tem 2 anos!!

    • criando labrador diz:

      Olá, Tata, tudo bem? Labradores com 2 anos ainda são considerados jovens, não adultos. E, acredite, a minha Labrador com 5 anos ainda faz muita arte! Isso é do instinto deles, pois foram criados para serem ativos e ajudarem na caça. Se seus cães estão destruindo muita coisa exageradamente, é preciso dar mais atividades e brinquedos a eles. Normalmente eles necessitam de, no mínimo, 1 a 2 horas de passeios diariamente, senão ficam entediados e mesmo se seu quintal for grande, pois eles precisam gastar a energia acumulada durante o dia.
      Experimente comprar brinquedos e espalhar pela casa, opte por aqueles que você pode colocar a ração dentro (garrafas pets também são uma opção – porém exige cuidados para não machucá-los). Labradores são muito inteligentes, mas requerem esforços na criação. Fico à disposição se puder ajudar mais 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *